Municipíos da Região Central preparam festividades para Nossa Senhora dos Navegantes e Iemanjá

Arianne Lima

Municipíos da Região Central preparam festividades para Nossa Senhora dos Navegantes e Iemanjá
No ano passado, Dona Francisca comemorou 100 anos da Festa dos Navegantes, reunindo barqueiros e comunidade. Foto: Pedro Piegas (arquivo/Diário)

Durante anos, 2 de fevereiro tem sido um dia de fé e gratidão para devotos de Nossa Senhora dos Navegantes e Iemanjá. Com a proximidade da data, municípios da Região Central já começam a preparar as tradicionais festividades, que buscam respeitar e contemplar todas as religiões.

Programações

Em São Gabriel, as homenagens começarão na noite de quarta-feira (1º). Conforme Babalorixá, comendador e conselheiro estadual do Povo de Terreiro do Rio Grande do Sul, Homero Costa, a 23ª Festa de Iemanjá deve ocorrer partir das 20h30min. A programação contará com carreata, procissão fluvial, recepção da imagem de Iemanjá as margens do Rio Vacacaí, abertura oficial e a entrega das oferendas.

De acordo com Costa, a expectativa é de grande público nesta edição. No ano passado, 5 mil pessoas participaram do evento em São Gabriel.

– Para nos, afro-umbandistas, é uma data importante. Momento em que mostramos força, organização e demonstração de fé, reunindo o mais variado público e de todas crenças, porque a data é popular e comemorada em todo Brasil. Recebemos comitivas religiosas de várias cidades e países como Argentina e Uruguay, fortalecendo a religião e a tolerância entre as pessoas e a comunidade em geral . Esta homenagem já se tornou uma festa turística aguardada todos os anos – diz Costa. A organização do evento é da União Umbandista, Espírita e Religião Afro de São Gabriel (Uneafro) e do Conselho Municipal do Povo de Terreiro de São Gabriel, com apoio da prefeitura municipal, Câmara de Vereadores de São Gabriel, Corpo de Bombeiros, Brigada Militar e voluntários.

– Eu acho muito importante toda manifestação religiosa e cultural de todas as crenças. A festa de Iemanjá da nossa cidade é uma das maiores de água doce do estado e nós, como poder público, temos a honra de apoiar esse grande evento – argumenta o secretário de Desenvolvimento, Turismo e Cultura de São Gabriel, Lucas Cabral.

Pelas redes sociais, o município de Dona Francisca divulgou uma programação de três dias alusiva a data. As primeiras atividades ocorrerão na quinta-feira (2), que é o dia da padroeira e feriado municipal desde dezembro de 1999. No ano passado, os fíéis de Dona Francisca comemorou 100 anos de romaria, com procissão luminosa e missa.

O secretário de Cultura e Turismo de Dona Francisca, Ricardo Zimmer, descreve a festividade no município como ininterrupta, destacando que durante a pandemia de coronavírus, as procissões tiveram continuidade a partir de carreatas e com os devidos cuidados. Para este ano, a expectativa é de que 400 pessoas participem da festa.

– É sobre a devoção e a fé dos povos e etnias que formaram Dona Francisca. Vejo como algo muito cultural e relevante. Estamos preservando todos esses valores. Então, chegar a 101 anos de uma festa assim é bastante surpreendente e, ao mesmo tempo, um privilégio – afirma.

Em Restinga Sêca, Nossa Senhora dos Navegantes e Iemanjá devem ser homenageadas em dias diferentes. No sábado (4), a partir das 19h, está prevista a inauguração de uma imagem e a festa em honra a Iemanjá no Balneário das Tunas. Já no domingo (5), pela manhã, ocorrerá a 22ª Festa de Nossa Senhora dos Navegantes.

O Diário entrou em contato com representantes do município de Rosário do Sul, além de algumas entidades de Santa Maria, que tradicionalmente realizam as festividades. Porém, até a publicação desta reportagem, não obteve retorno sobre a programação prevista.

Quer divulgar a cerimônia de seu grupo religioso? Envie as informações por e-mail para [email protected].  

Programe-se!

São Gabriel

23º homenagem à Iemanjá

20h45min – Carreata com saída da Praça Fernando Abott até a praia da Alegria (Vila Maria)

20h55min – Procissão fluvial de barcos até a ponte do Rio Vacacaí nos arredores da imagem de Iemanjá

21h – Recepção da imagem de Iemanjá com queima de fogos de arifício

21h10min – Abertura oficial do evento

0h – Encerramento e entrega das oferendas

Dona Francisca

Quinta-feira (2)

19h30min – Procissão Luminosa no Porto do Jacuí

20h30min – Missa com benção de São Brás na Igreja matriz São José

21h30min – Quermesse ao lado da Igreja Matriz

Sábado (4)

19h – Missa e Benção de São Brás na Igreja matriz São José

Domingo (5)

10h 30min – Missa Festiva na Igreja Matriz São José

12h – Almoço no Salão Paroquial de Dona Francisca

Restinga Sêca

Sábado (4)

19h – Inauguração da imagem e festa em honra a Iemanjá no Balneário das Tunas

Domingo (5)

9h15min – 22ª Festa de Nossa Senhora dos Navegantes

Leia todas as notícias

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

‘Todo Dia a Mesma Noite’ é a série mais assistida da Netflix no Brasil e em Portugal Anterior

‘Todo Dia a Mesma Noite’ é a série mais assistida da Netflix no Brasil e em Portugal

Obra da creche Residencial Lopes, no Bairro Pinheiro Machado, pode ser retomada neste ano Próximo

Obra da creche Residencial Lopes, no Bairro Pinheiro Machado, pode ser retomada neste ano

Geral