Durante anos, 2 de fevereiro tem sido um dia de fé e gratidão para devotos de Nossa Senhora dos Navegantes e Iemanjá. Com a proximidade da data, municípios da Região Central já começam a preparar as tradicionais festividades, que buscam respeitar e contemplar todas as religiões.
Programações
Em São Gabriel, as homenagens começarão na noite de quarta-feira (1º). Conforme Babalorixá, comendador e conselheiro estadual do Povo de Terreiro do Rio Grande do Sul, Homero Costa, a 23ª Festa de Iemanjá deve ocorrer partir das 20h30min. A programação contará com carreata, procissão fluvial, recepção da imagem de Iemanjá as margens do Rio Vacacaí, abertura oficial e a entrega das oferendas.
De acordo com Costa, a expectativa é de grande público nesta edição. No ano passado, 5 mil pessoas participaram do evento em São Gabriel.
– Para nos, afro-umbandistas, é uma data importante. Momento em que mostramos força, organização e demonstração de fé, reunindo o mais variado público e de todas crenças, porque a data é popular e comemorada em todo Brasil. Recebemos comitivas religiosas de várias cidades e países como Argentina e Uruguay, fortalecendo a religião e a tolerância entre as pessoas e a comunidade em geral . Esta homenagem já se tornou uma festa turística aguardada todos os anos – diz Costa. A organização do evento é da União Umbandista, Espírita e Religião Afro de São Gabriel (Uneafro) e do Conselho Municipal do Povo de Terreiro de São Gabriel, com apoio da prefeitura municipal, Câmara de Vereadores de São Gabriel, Corpo de Bombeiros, Brigada Militar e voluntários.
– Eu acho muito importante toda manifestação religiosa e cultural de todas as crenças. A festa de Iemanjá da nossa cidade é uma das maiores de água doce do estado e nós, como poder público, temos a honra de apoiar esse grande evento – argumenta o secretário de Desenvolvimento, Turismo e Cultura de São Gabriel, Lucas Cabral.
Pelas redes sociais, o município de Dona Francisca divulgou uma programação de três dias alusiva a data. As primeiras atividades ocorrerão na quinta-feira (2), que é o dia da padroeira e feriado municipal desde dezembro de 1999. No ano passado, os fíéis de Dona Francisca comemorou 100 anos de romaria, com procissão luminosa e missa.
O secretário de Cultura e Turismo de Dona Francisca, Ricardo Zimmer, descreve a festividade no município como ininterrupta, destacando que durante a pandemia de coronavírus, as procissões tiveram continuidade a partir de carreatas e com os devidos cuidados. Para este ano, a expectativa é de que 400 pessoas participem da festa.
– É sobre a devoção e a fé dos povos e etnias que formaram Dona Francisca. Vejo como algo muito cultural e relevante. Estamos preservando todos esses valores. Então, chegar a 101 anos de uma festa assim é bastante surpreendente e, ao mesmo tempo, um privilégio – afirma.
Em Restinga Sêca, Nossa Senhora dos Navegantes e Iemanjá devem ser homenageadas em dias diferentes. No sábado (4), a partir das 19h, está prevista a inauguração de uma imagem e a festa em honra a Iemanjá no Balneário das Tunas. Já no domingo (5), pela manhã, ocorrerá a 22ª Festa de Nossa Senhora dos Navegantes.
O Diário entrou em contato com representantes do município de Rosário do Sul, além de algumas entidades de Santa Maria, que tradicionalmente realizam as festividades. Porém, até a publicação desta reportagem, não obteve retorno sobre a programação prevista.
Quer divulgar a cerimônia de seu grupo religioso? Envie as informações por e-mail para [email protected].
Programe-se!
São Gabriel
23º homenagem à Iemanjá
20h45min – Carreata com saída da Praça Fernando Abott até a praia da Alegria (Vila Maria)
20h55min – Procissão fluvial de barcos até a ponte do Rio Vacacaí nos arredores da imagem de Iemanjá
21h – Recepção da imagem de Iemanjá com queima de fogos de arifício
21h10min – Abertura oficial do evento
0h – Encerramento e entrega das oferendas
Dona Francisca
Quinta-feira (2)
19h30min – Procissão Luminosa no Porto do Jacuí
20h30min – Missa com benção de São Brás na Igreja matriz São José
21h30min – Quermesse ao lado da Igreja Matriz
Sábado (4)
19h – Missa e Benção de São Brás na Igreja matriz São José
Domingo (5)
10h 30min – Missa Festiva na Igreja Matriz São José
12h – Almoço no Salão Paroquial de Dona Francisca
Restinga Sêca
Sábado (4)
19h – Inauguração da imagem e festa em honra a Iemanjá no Balneário das Tunas
Domingo (5)
9h15min – 22ª Festa de Nossa Senhora dos Navegantes
Leia todas as notícias